Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Yoki agora é dos americanos

16/02/2012 19:08
Anterior 1 de 1 Próxima
A compra da fabricante de alimentos Yoki pela americana General Mills é dada como iminente pelo mercado apesar de as empresas não comentarem o assunto. Segundo analistas ouvidos pelo Brasil Econômico, a Yoki, empresa familiar, encerra um ciclo por dificuldades de sucessão e se mostra "apetitosa" para grandes grupos como é o caso da americana que faturou US$ 14,8 bilhões no ano fiscal de 2011. Já a Yoki registrou receita de R$ 1,1 bilhão em 2010.

Claudio Felisoni, presidente do Provar/FIA, acredita que o movimento mostra nitidamente o interesse da 5ª maior empresa do mercado nacional de alimentos. "A marca Yoki já é muito bem aceita no mercado brasileiro e, com a aquisição, pode ser uma possibilidade de levar o portfólio de marcas para fora do pais", afirma.

Se confirmada a aquisição, será a segunda aposta da General Mills no Brasil. Em 1996, a empresa comprou a fabricante de pão de queijo Forno de Minas e, por dificuldades de entender o mercado local, acabou vendendo de volta aos antigos donos em 2009.

Com a venda, o grupo passou a atuar apenas com produtos importados: barras de cereais e sorvetes Haagen-Dazs. Silvio Laban, professor de marketing do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) acredita que a movimentação entre as duas empresas mostra que a consolidação no setor de alimentos deve continuar. "Faz parte do avanço econômico do pais construir grandes grupos nacionais usando empresas regionais, sejam os grupos brasileiros ou estrangeiros", diz.

Para o consultor Eugenio Faganholo, com aquisição, a General Mils terá o desafio de adaptar a cultura internacional ao "gosto" do brasileiro. A Yoki opera nove fábricas localizadas em seis estados brasileiros: Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo e comercializa cerca de 600 produtos.



Fonte: Brasil Econômico - Thais Moreira, 14.02.2012

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!