Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Sucessão: quando iniciar?

23/07/2012 17:28
Sucessão familiar
Anterior 1 de 1 Próxima
Muitos líderes empresariais se perguntam: “Quando devo iniciar o processo de sucessão na minha empresa?”. A resposta está relacionada à importância que a liderança dá para a continuidade de seu negócio. Tecnicamente, sucessão é um processo que, quando planejado, dura entre cinco e dez anos. É o tempo necessário para preparar, treinar e, principalmente, deixar os candidatos a sucessores atuarem na empresa com seu estilo – e com todas as consequências ligadas a ele.

A expectativa de muitos líderes é que os evidentes problemas em relação à sucessão sejam resolvidos quando os herdeiros ficarem mais maduros ou com o “passar do tempo”. Sabe-se, contudo, que,quando a realidade envolve “dinheiro, status e poder”, tudo fica mais complexo.

Quando não é encaminhada de forma adequada, a sucessão pode evoluir para um grave conflito jurídico – dispendioso e interminável. Um processso mal conduzido pode provocar um grande estrago na vida da empresa e da família que a controla. Os riscos são grandes. A maioria dos líderes acredita que a sucessão se dá apenas na gestão da Empresa. Mas o fato é que existem mais dois subsistemas a serem trabalhados: a Sociedade e a Família. Todos eles precisarão de novos líderes com o passar do tempo.

Um de nossos clientes, que está passando da segunda para a terceira geração, comenta: “Queremos preparar nossos sucessores para serem bons sócios e participarem na Governança Corporativa e Familiar, e não para exercerem cargos na Empresa”. Essa é uma opção que tem se tornado cada vez mais frequente: os familiares herdam a Sociedade, mas não participam da gestão da Empresa. Preparo faz uma grande diferença.

Infelizmente, porém, a maioria das sucessões só ocorre quando se torna inevitável – ou seja, na morte do fundador. Isso complica muito a vida da Empresa e da Família proprietária. Vários assuntos que deveriam ser tratados e encaminhados com as ideias e com a postura da liderança acabam caindo em um grande vazio.

Sucessão é um processo natural que ocorre em todas as organizações – familiares ou não. Mais cedo ou mais tarde, os antigos líderes terão de ser substituídos. Pessoas têm ciclo de vida: nascem, crescem, vivem intensamente e se afastam. Empresas também se desenvolvem com o tempo – e a sucessão é o período que envolve a preparação dos mais jovens para assumir responsabilidades crescentes, a formação de times de irmãos ou a formalização de consórcios de primos. Sempre com o objetivo de perenizar o negócio.

A família empresária precisa estar presente no processo sucessório. Tanto para dar suporte aos sucessores (familiares ou não familiares) quanto para ajudar o sucedido a encontrar um novo caminho. Nesse sentido, o desenvolvimento de estruturas de governança tem sido um excelente método para que duas ou mais gerações convivam durante mais tempo no contexto empresarial e societário.

As maiores preocupações dos familiares, executivos e profissionais que trabalham próximos à Família se traduzem em comentários recorrentes. Nas entrevistas que realizamos com nossos clientes, é comum ouvirmos frases como: “Nossa preocupação é quando o sr. (fundador) e sua esposa não estiverem mais aqui ou lúcidos, o que os filhos vão fazer? Para onde irá este negócio?”. Ou ainda: “Sabemos que um dos herdeiros vai indicar a direita e outro, a esquerda, eles não se entendem”. Sucessores e herdeiros têm de realizar uma série de acordos para dar uma continuidade possível à Empresa, à Família e à Sociedade.

Por mais empreendedor e brilhante que um líder possa ser, o relógio biológico existe para todos, e a sucessão, mais cedo ou mais tarde, vai ocorrer. Nenhum de nós consegue impedir a passagem do tempo. A escolha é sua: estar mais preparado para as mudanças ou deixar que elas aconteçam naturalmente – e sem você por perto.

Fonte: Revista Amanhã, Claudia Tondo - 12.07.2012

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!