Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Oportunidade como desafio empreendedor

16/06/2011 16:02
Aos 18 anos, Sonia Hess de Souza fez sua primeira viagem internacional pela Dudalina, empresa familiar de confecção de camisas masculinas de Santa Catarina. A oportunidade surgiu depois que as irmãs mais velhas dela desistiram de ir para Espanha para um curso de capacitação para as máquinas de costura que estavam sendo compradas.

Mesmo sem saber costurar, Sonia não hesitou. Ela achou que sua experiência no controle da qualidade das peças seria complementar a da funcionária, uma costureira, escolhida para viagem.
Na Espanha, os fornecedores fizeram alguns testes com as duas e decidiram que Sonia poderia ser monitora de costura. Naquele momento, ela descobriu que as oportunidades de sua vida surgem sob a forma de desafios. Sem saber nada de costura, ela assumiu a responsabilidade.

A partir daí, passou a ser movida por desafios nos quais investe todo seu potencial, aprende e realiza da melhor maneira.

De volta ao Brasil, assumiu o posto de monitora de costura da empresa. Alguns anos depois, o fornecedor espanhol convidou Sonia para ser representante dele no país.

Mais uma oportunidade. Ela deixou a empresa e a família em Santa Catarina e foi para o interior de Minas Gerais. Para Sonia, este período foi um dos mais importantes de sua vida, que a fez amadurecer profissionalmente.

Quando a Dudalina decidiu expandir suas atividades para São Paulo, foi a oportunidade de Sonia voltar à empresa e assumir a área de marketing e vendas. Fazendo o que gosta, e com sucesso, surgiu uma nova oportunidade.

Em 2003, ela foi convidada pelo conselho da empresa para substituir seu irmão na presidência da Dudalina, um desafio que a obrigou a ampliar seus conhecimentos e colocar seu potencial empreendedor em ação. Mas ela não assume os louros por isso.

"Empreendedora mesmo foi minha mãe", diz Sonia, sobre dona Adelina, que, com 16 filhos, identificou a chance entrar no ramo de confecção de camisas por causa de um estoque de tecido que ficou encalhado no armazém da família, em Luis Alves (SC). Foi do impulso de dona Adelina que surgiu a Dudalina, uma empresa sólida e respeitada.

Para Sonia, seu próprio sucesso está relacionado a duas características (que ela destaca como essenciais a qualquer empreendedor): foco na simplicidade - não confundir com simplório - para orientar seus projetos e soluções de problemas; e ter um sonho pronto, imaginar cada detalhe e compor com exatidão o que se deseja conquistar.

Isso ajuda a criar energia e se motivar para a realização de sonhos. Foi assim com a nova linha de camisas femininas da Dudalina, que é um sucesso, graças ao design simples e elegante pensado para mulheres executivas.

Poucas são as mulheres empreendedoras que chegam à presidência de uma empresa, apenas 4% atualmente. Quem ficou pelo caminho pode não ter percebido a oportunidade na sua trajetória. Outras não consideram o desafio como sonho pronto.

O mundo empresarial ainda é masculino e cabe às mulheres descobrirem um jeito de participar dele. Para Sonia, a busca da simplicidade nas soluções dos problemas é o diferencial.

É assim que ela concilia o cargo de presidente com a participação em diferentes fóruns de lideranças empresariais e o prazer de reunir a família para um jantar improvisado ou ainda com uma viagem com as 16 sobrinhas e irmãs para outros países. Como conselho final, Sonia diz: "Se você quiser que algo aconteça, peça a quem já faz muito".

Mara Sampaio é psicóloga e especialista em cultura empreendedora.

Fonte: Brasil Econômico – 26.04.11

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!