Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

História de sucesso em Sobral

14/12/2011 17:23
Sobral

Das empresas agraciadas com o Prêmio Contribuintes em Sobral, duas resultam de história de sucesso. A Del Rio Refrigerantes e a Madeireira Pau Brasil. Com 55 anos de fundação, a Del Rio gera 100 empregos diretos. A história da empresa remonta o ano de 1929, quando Manoel Tabajara Melo resolveu investir numa fábrica de refrigerante de Guaraná da Amazônia, que agradasse a todos pelo sabor e qualidade. Assim, Manoel Melo criou uma fórmula especial e passou para seus filhos, que criaram então a Del Rio em 1956, perpetuando o produto que atravessa gerações até hoje.

Em 1945, com a Segunda Guerra Mundial e atravessando problemas de saúde, Manoel Melo se viu forçado a abandonar o ramo. Mas em junho de 1956, os seus filhos Paulo Maria Melo, José Luís Melo e Antonino Melo resolveram continuar o projeto do pai e fundaram a Del Rio. A empresa começou num acanhado prédio na Praça Professor Arruda, no Centro de Sobral. Hoje está numa extensa área construída às margens da BR-222, produzindo além do tradicional guaraná, os sabores de refrigerantes laranja, uva, limão, cola, caju e as novidades chicle pink e o energético Red Wave. "Estamos sempre nos inovando. Nosso maquinário é moderno e disputamos o mercado em pé de igualdade com os melhores produtos nacionais", destaca José Luís Melo.

Ele é um dos incentivadores, por exemplo, do já tradicional Festival do Guaraná, no Dia das Crianças. Este ano, o Festival reuniu mais de duas mil crianças, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Sobral, onde elas e familiares puderam desfrutar de guaraná a vontade, palhaços, brinquedos, banho de piscina, distribuição de doces e picolés e shows musicais.

"É uma forma de agradecermos a fidelidade das crianças ao nosso Delriozinho, que tanto sucesso faz na Zona Norte", destaca o empresário José Luís Melo, que acompanha diariamente a produção na fábrica.

A responsabilidade social também é destaque na empresa. Os rótulos dos refrigerantes na versão dois litros Pet fazem uma campanha contra a exploração e violência infanto-juvenil. Já os rótulos das embalagens da linha Delriozinho (350ml) defendem os animais silvestres do cerrado nordestino, com inserção de mascotes em ilustrações tipo cartoon e a mensagem "Proteja os animais da nossa fauna".

O grupo está se expandindo. Em 2012 pretende inaugurar o Centro Comercial Del Rio, no Centro de Sobral, onde funcionou a fábrica pioneira nos idos dos anos 1950. O Centro Comercial está em avançando processo de construção e vai abrigar lojas dos mais diversos ramos comerciais, servindo como uma nova opção de compras para a Zona Norte.

Madeireira

A Madeireira Pau Brasil localizada na Avenida Lúcia Saboia, 29, no Centro de Sobral, tem como sócios Ivanhoé Prado Afonso e Maria Arlete Mendonça do Vale. A empresa é tradicional na Região Norte na comercialização de madeiras importadas do Pará. Pertencente ao Grupo Parente Prado & Companhia Ltda, a Madeireira emprega hoje duas dezenas de colaboradores. Ela é vencedora do Contribuintes na categoria recolhedora de impostos do Programa Simples Nacional, que é estimulado pelo Governo Federal para micro e pequenas empresas.

Fonte: Diário do Nordeste, 09.12.2011

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!