Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Conheça o sucesso de mulheres que lideram distribuidoras de bebidas

16/01/2011 12:00
Das 150 revendas parceiras da Confenar, apenas cinco são lideradas por mulheres.

O setor de distribuição de bebidas, tradicionalmente dominado pelos homens, tem mostrado uma nova forma de gestão, focada na valorização de pessoas e resultados duradouros. O segredo? Ter mulheres em cargos de liderança.

Das 150 revendas parceiras da Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição), apenas cinco são lideradas por mulheres.

Pode parecer pouco, afinal, os casos atingem apenas 3,33% de representação. Porém, essas cinco executivas que comandam a comercialização de cervejas em organizações espalhadas por todo o País são responsáveis por resultados ousados e que trouxeram muitos benefícios para a empresa.

Jogo de cintura: bebê transportado em caminhão

A distribuição e venda das bebidas para a região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, é uma das responsabilidades de Adriana Neves, diretora administrativa financeira da Conebel (Comercial Neves de Bebidas).

A empresária começou a trabalhar quando tinha 14 anos na revenda da família, acumulando experiência em todas as áreas até alcançar o cargo de gestão. Junto com dois sócios, Adriana comemora as conquistas do negócio, que vem ganhando volume e participação a cada ano.

Sua trajetória de sucesso contou com desafios cotidianos, já que a maternidade levou a executiva a tomar algumas atitudes para equilibrar o cuidado com o filho com o ritmo intenso de trabalho. De acordo com ela, foi preciso bastante jogo de cintura para cumprir todas as tarefas.

“Quando meu filho nasceu, voltei a trabalhar 12 dias depois do nascimento [hoje, o garoto tem 12 anos]. Para não deixar de amamentar, meu filho era levado até a empresa”, lembra Adriana. “No dia que não tinha carro, não tive dúvida e mandei buscar meu filho com um dos caminhões da frota”.

Cotidiano com mais graça

Focada em garantir um bom ambiente de trabalho, Maria Eugênia Pedroza construiu sua carreira priorizando a resolução de problemas. Essa dedicação pela qualidade foi responsável pelo primeiro lugar, em 2010, do prêmio Melhor Operação Modelo de Refrigerante do Brasil, concedido pela Ambev, à Cemar Transportadora e Distribuidora, que Maria Eugênia administra.

Para a executiva de 44 anos, ser mulher não traz dificuldades ou preconceitos para o seu trabalho. Mas, em contrapartida, ela observa um melhor aproveitamento de recursos, atenção às questões mais humanas da empresa e também mais graça no cotidiano.

“Estamos nesse negócio para vender não só cerveja e refrigerante. Nossos produtos realizam o sonho das pessoas, trazem magia em momentos especiais. Foi com essa motivação que começamos com pouco e hoje temos muitas conquistas”, avalia a profissional.

Fundada em 1995 na cidade de Gurupi (TO), a Cemar possui, hoje, 125 colaboradores, frota própria de 33 veículos e atendimento a 40 municípios do sul do estado de Tocantins.

Valorizando as relações humanas

Com muita determinação, Graziela Solera ajudou a transformar a empresa da família, Regra Distribuidora e Logística, na maior operação terceirizada da Ambev. Em 20 anos, a executiva aumentou em dez vezes o volume de vendas da firma.

Ela iniciou a carreira na área comercial e já era responsável, com 21 anos, pelo cadastramento dos pontos de venda. Com 26 anos, a empresária assumiu a diretoria comercial. Seu posicionamento firme e focado levou a revenda a se tornar referência – como ao implantar o primeiro departamento de RH com foco em treinamento – para as demais filiadas da Confenar.

“Quem pretende crescer tem que apresentar diferenciais profissionais, estudar e garantir fluência em diversos idiomas”, aconselha Graziela.

Casada e mãe de dois filhos, Graziela conta com o apoio do pai, à frente da tecnologia da informação, e do irmão, na diretoria financeira. “Aqui, acreditamos na meritocracia, na liderança pelo exemplo e gestores que foram líderes, pois o sucesso é a integração de bons profissionais”, explica.

Destaque feminino, em um meio masculino

Mariela Baptista, começou sua carreira na revenda da família, em Belo Horizonte (MG), assumindo o comando da área de transportes. “Era o departamento com mais problemas: pouca produtividade, desperdício e alto índice de devolução”, lembra a executiva.

Após superar esse desafio, ela decidiu, em 1994, fundar a Distribuidora de Bebidas Cervantes, em Montes Claros, no norte do estado de Minas Gerais. Longe da família e em uma cidade desconhecida, Mariela assumiu o negócio com o apoio do marido, com quem é casada há 17 anos.

“Nunca imaginei trabalhar com cerveja”, confessa Mariela, diretora administrativa da Cervantes. “E, para me destacar nesse meio masculino, utilizei do meu entusiasmo, alegria, valorização das pessoas e determinação por bons resultados”.

Sua determinação foi fundamental para o sucesso da empresa que hoje conta com 176 colaboradores, frota de 30 veículos e abastece 30 municípios da região.

Trabalhar com paixão pelo que faz

Diante do desafio de assumir a área da região da cidade de Carpina (PE), localizada a 60 quilômetros de Recife, Cássia Abrantes saiu de Belo Horizonte (MG), em 2002, à convite da Ambev.

A executiva transpôs barreiras importantes, ao assumir os negócios em uma região tradicionalmente machista e lutar pelo crescimento da empresa. Para se ter uma ideia, a revenda iniciou com 28% de participação na área e atingiu um patamar de 71%, em 2010.

Para ela, o sucesso é resultado de um conjunto de fatores, como o trabalho contínuo, a formação de líderes e a parceria e o apoio da Ambev na gestão dos negócios. Hoje, a distribuidora Felizzzz tem 140 funcionários, uma frota de 27 veículos e atende 51 municípios.

“Trabalhar com bebidas é o meu negócio. Trabalho com paixão, batalho por resultados ainda melhores e ainda sonho. A meta é ser embaixadora da Ambev e estar sempre entre as cinco melhores operações do Brasil”, entusiama-se a sócia-diretora administrativa e financeira da Felizzzz.

Fonte: InfoMoney – Fernanda de Moraes Bonadia – 16.01.2011

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!