Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Você consegue separar os papéis de Sócio e Gerente da sua Empresa?

20/06/2011 14:03
Você consegue separar os papéis de Sócio e Gerente da sua Empresa?

Em qualquer organização os papéis desempenhados pelos sócios e pelos gestores, apesar de distintos em suas naturezas, são igualmente importantes para o sucesso de cada um.

Nos negócios familiares, geralmente, esses papéis são desempenhados pelas mesmas pessoas.

Essa realidade causa uma série de problemas para as empresas familiares, além daqueles já conhecidos, quando as atitudes da família atingem a estrutura da empresa e do patrimônio, com conseqüências negativas na maior parte dos casos.

Não é saudável que membros da família controladora da empresa utilizem, por longos períodos, os dois chapéus – de sócios e gestores do negócio – ao mesmo tempo.

Existem casos – ainda mais graves – em que também são incorporados ao papel de gestor a operação técnica do negócio – seja na prestação de serviços, na produção e/ou nos processos administrativos financeiros.

Entre as principais responsabilidades de um sócio está o fomento, a definição do direcionamento estratégico, a representação institucional e o controle gerencial do negócio.

Ao gestor, em linhas gerais, estão reservadas as responsabilidades que possibilitam à empresa atender ao mercado com o melhor nível possível de qualidade, ao mesmo tempo que gera rentabilidade para o negócio.

O estabelecimento de metas; a medição do desempenho operacional e econômico-financeiro; a atração, retenção e motivação de bons profissionais; o atendimento às obrigações legais também estão no espectro da atuação do gestor.

Fazer com que, na empresa, as funções de sócios e gestores sejam colocadas em prática de forma coordenada, na busca de objetivos coincidentes, é tarefa da comunicação, ao criar canais pelos quais as informações fluem por toda a empresa.

Sua responsabilidade, como membro da família, sócio ou herdeiro do patrimônio, é estar atento para que este tipo de situação não atinja a empresa.

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!