Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Transparência na Empresa Familiar

17/06/2013 10:58
Há no mundo, um movimento de incentivo à total transparência nas informações que o governo, empresas e demais grupos organizados devem deixar à disposição de seus membros, das pessoas em geral.

No tocante à empresa familiar, refiro-me à transparência:

Nas relações entre  membros da família empresária, bem como no relacionamento profissional entre estes e os funcionários-chave (não familiares) que ocupam cargos na gestão dos negócios da família;

Na gestão dos negócios da família, em aspectos como:   operação, principais investimentos, desempenho global e resultados do negócio, informações econômico-financeiras;  eventuais planos de contingência; desempenho de membros da família na gestão da empresa, entre outros assuntos.

Faço apenas uma ressalva:  nem todas as informações estratégicas do negócio, devem estar à disposição de todos os membros da família. Não é razoável esperar que todos tenham pleno acesso a todas as informações.

Um exemplo:  o familiar não envolvido diretamente na gestão do negócio, obviamente, possui menos informações do que aquele que ocupa cargo na gestão na empresa que, por sua vez, terá um menor nível de informação do que o familiar que ocupa o principal cargo na direção dos negócios.

Os responsáveis pela governança da empresa devem, por sua vez, definir instrumentos e níveis de acesso para que todos os membros da família empresária tenham acesso às informações que permitam obter um panorama do desempenho econômico, enquanto acionistas do negócio.

Transparência total ultrapassa os limites dos negócios da família.

Nas famílias empresárias cujos negócios são bem-sucedidos, as questões e problemas, sucessos e fracassos, desejos, expectativas e necessidades dos familiares  devem ser discutidos abertamente e com franqueza.

No Brasil, este é um patamar a ser conquistado. A maior parte das famílias empresárias encontra-se em estágio inicial, neste aspecto.

Quando a Governança da família empresária garantir as características discutidas neste artigo:  comunicação eficaz e transparência total, estará criada a receita de sucesso para os negócios e o patrimônio da família,  para as atuais e para as futuras gerações.

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!