Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Trabalhando Profissionalmente na Empresa Familiar

13/10/2016 15:11

Pergunte a opinião do fundador sobre os riscos na participação de membros da família, no  seu negócio.  A resposta será um sonoro  “não existem” !  Construí esta empresa para minha família.

Até determinado ponto, a razão está com o fundador.

Os riscos tornam-se realidade a médio prazo, quando membros da segunda,  terceira, ou demais gerações assumem postos de trabalho no negócio familiar.  Ou quando o fundador não mais está no seio da família, sem exista um planejamento para sua sucessão na gestão, na sociedade formada pelos familiares.

A dificuldade para reverter os riscos é que as soluções e/ou encaminhamentos atingem os aspectos emocionais da família empresária e, geralmente, aumentam a complexidade para implementação de soluções técnicas.

Pode-se exemplificar a linha tênue entre os aspectos técnicos e comportamentais:  o feedback sincero entre parentes que ocupam cargos na gestão cria, na maior parte das vezes, sentimentos negativos.  Com grande chance de transbordar para o ambiente familiar e prejudicar as relações pessoais e os resultados do negócio, ao mesmo tempo.

Fundador,  herdeiros e demais membros das famílias empresárias devem se conscientizar que só há um caminho a seguir:  aumentar as chances de sobrevivência do negócio, de geração para geração, através da profissionalização das relações entre os familiares que atuam na gestão do negócio da família.

No caso específico dos herdeiros, cinco são os aspectos que devem ser observados, para que consigam cuidar, ao mesmo tempo, de sua carreira profissional e de sua relação com a família, como um futuro sócio.

 

Herdeiro trabalhando no mercado, no início da carreira

Experimentar o trabalho em uma empresa que não seja da família, pode ajudar bastante a sua carreira.

Esta não é a preferência da maior parte dos fundadores.

Deve ser encarado por você, e pela família, como um treinamento que aumentará o seu poder de análise crítica a respeito de negócios em geral; a respeito do negócio da família.

Ao mesmo tempo, aumentará sua auto-confiança; sua certeza quanto às competências que possui. E ajudará a responder à pergunta:  o que eu desejo fazer, profissionalmente,  quando tiver em uma idade mais madura ?

 

Herdeiro criando esferas separadas de atuação 

Na estrutura da empresa da família, você é um profissional, como todos os demais colegas de trabalho;  mesmo tendo a marca de herdeiro e futuro sócio do negócio.

Na família,  você é um dos membros, ao lado de todos os seus parentes.

Será muito saudável que sejam criadas regras (governança) para o que deve ser – e o que não deve ser – discutido pelos membros da família, no ambiente de negócios.

Uma forma lúdica e eficaz que você e todos os familiares na gestão podem adotar, é pensar na troca dos bonés, como forma de materializar os diferentes papéis que possuem:  membro da família, gestor e sócio (ou futuro sócio).

 

Herdeiro definindo seu papel e expectativas para sua carreira profissional

Certifique-se de que tem uma visão clara de seu jobdescription e que os demais, na família, entendem isso.

Seja transparente e pró-ativo sobre suas expectativas e objetivos para o futuro, especialmente se deseja vir a ser um dos sucessores na gestão do negócio.

 

Herdeiro construindo sua marca profissional  

Tenha atenção aos detalhes de suas interações com todos – familiares ou não – no  ambiente de trabalho.

A linguagem (inclusive a linguagem corporal) que utiliza, importa decisivamente na construção de sua imagem como herdeiro, como futuro dirigente e sócio do negócio.

Ouça ativamente;  adote um tom profissional, sem ser artificial:  seja assertivo.

A maior parte das pessoas entendem manifestações de assertividade no discurso dos dirigentes familiares, ainda que ouçam palavras que não atendem às suas expectativas.

Colegas de trabalho – familiares ou não – sentirão que não foram excluídos dos planos da direção, nem gerarão  disputas desnecessárias.

Não utilize termos utilizados em casa, para dirigir-se aos familiares que trabalham ao seu lado. 

 

Herdeiro definindo plano “b”

Muitos membros de famílias empresárias dizem que sentem a sobrecarga de responsabilidades pelo acúmulo dos papéis como familiar e gestor do negócio.

É simples perceber que aqueles que sentem e expressam esta situação, estão mergulhados no processo de resolver problemas, o dia todo, todos os dias.

Passam a ser parte do problema, ao invés de tornarem-se parte da solução dos problemas.

As características profissionais desses gestores, na média, indicam

  • Network profissional pobre, ou reduzido.
  • Baixa qualidade de administração do tempo (não distinguindo, por exemplo, o urgente do importante, em suas tomadas de decisão)
  • Falta de clareza na estratégia para consolidação de sua carreira profissional
  • Comunicação de baixa qualidade (não assertiva, por exemplo)
  • Pouca preocupação com desenvolvimento profissional contínuo
  • Time de trabalho de baixo impacto produtivo
  • Mindset errado: atua como se estivesse apenas ocupando, temporariamente, um posto na estrutura da empresa.

 

Recomendações básicas?

Mantenha contatos com profissionais e empresas de classe mundial, na sua região geográfica, em seu país, em outros países.

Mantenha ativa sua expectativa de desenvolvimento de novas competências gerenciais e diretivas.

Desenvolva, ao seu redor, uma equipe de trabalho que seja extremamente competente e agradável ao seu convívio.

Reserve tempo para lazer, manutenção da saúde física e férias, durante todo o período.

Finalmente, obtenha e dê apoio ao fundador, demonstrando a necessidade de implementação da sua forma de governar os negócios da família com um formato que seja, ao mesmo tempo, inovador e cauteloso, apoiado nos valores familiares que vigoraram até então.

…e conte sempre com o princípio que demonstra como a sorte acontece para quem segue caminhos corretos e competentes !

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!