Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Sua Empresa prioriza o negócio ou a família? Parte III

02/06/2011 10:05
Principais características dos Negócios familiares que priorizam a empresa:
  • Somente membros da família qualificados ingressam para trabalhar na empresa. As condições para o emprego de familiares, geralmente implicam, entre uma série de aspectos, em: ter concluído a faculdade e trabalhado fora da empresa familiar por três a cinco anos, domínio de idiomas, habilidades específicas para o cargo em questão.
  • A remuneração dos familiares é baseada em parâmetros do mercado. Responsabilidades e relações hierárquicas são claramente definidas e entendidas. Pessoas de alto desempenho são muito bem remunerados e recompensados.
  • O mantra da família é ter na estrutura da empresa, “as melhores e mais brilhantes cabeças”. Para tanto, altos executivos não familiares também podem ser recrutados no mercado.
  • Os recursos da empresa são utilizados de forma estratégica. Orçamento e planejamento são de grande importância; os ganhos de capital são utilizados – em grande parte – para as iniciativas de crescimento da empresa e do patrimônio da família. As distribuições de dividendos são baseadas na propriedade da família.
  • Existem limites claros, um forum e um processo específico, para tratamento dos conflitos familiares, com o objetivo de que estes não atinjam a estrutura e a imagem da empresa; e a harmonia da família. Direitos e deveres dos familiares são claramente conhecidos por todos. Conflitos são reconhecidos, discutidos e solucionados. Privilegia-se o trabalho em equipe. As estratégias de saída dos familiares, da estrutura societária, oferecem opções justas caso desejem vender suas participações.
  • Existem instâncias ativas (conselhos) em que as análises não-emocionais são estimuladas. A estatégia de participação da família nos negócios estão, todo o tempo, sobre o tabuleiro.
Este terceiro post finaliza a série, mas não o debate do tema. Convido leitores(as) para que analisem os posts, trabalhem suas dúvidas, materializem suas conclusões e participem do debate neste blog: afinal, de acordo com estes critérios, qual é o tipo de empresa que sua família possui?

Anexos

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!