Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Sete dicas para Sucessão de herdeiros, na Família Empresária

14/09/2012 17:59
Sucessão em vários campos da atividade humana, significa continuidade, existência de atividade futura.

Na Empresa Familiar sucessão diz respeito ao futuro dos negócios e proteção do patrimônio da família.

Neste cenário o protagonista é o herdeiro. Sua preparação, seu processo de aprendizagem, deve ser conduzido com zelo e competência.

Sete aspectos devem ser considerados pelas Famílias Empresárias, como apoio ao desenvolvimento de seus herdeiros.

Aprendizado sobre o papel de sócio/futuro sócio: O que significa ser sócio ? Quais os ônus e bônus desta posição ? É importante conscientizar os membros das novas gerações a respeito deste importante aspecto.

Comprometimento com o projeto da família empresária: Participantes de um mesmo negócio devem ter objetivos comuns, em torno desse negócio. Herdeiros devem ser apoiados em seu caminho, frente à definição de seus objetivos, frente aos negócios da família.

Definição do papel do herdeiro, no cenário familiar, societário e profissional: Deverá optar, a médio/longo prazo, sobre a posição que desejará ocupar, no futuro próximo. Será sócio dos negócios da família ? Ocupará uma posição em um dos órgãos de governança da Empresa (Conselho de Administração, Conselho de Família) ? Participará da gestão dos negócios familiares ? Ou sua participação será um “mix” dessas atividades ?

Fortalecimento emocional: Emoção é tudo o que ajuda às pessoas manterem-se no grupo familiar. Mas é, também, o aspecto que mais contribui para os problemas, na maior parte das Empresas Familiares. Quanto antes o herdeiro se empenhar em seu amadurecimento emocional, mais poderá apoia o processo de profissionalização das relações familiares, frente aos negócios da família.

Aperfeiçoamento do perfil de liderança: Ser líder não significa somente atuar quando a pessoa tem responsabilidade por um grupo de funcionários. Na família empresária o aparecimento de novas lideranças é um aspecto importante para que os temas da família, em relação ao negócio familiar, seja tratado com harmonia e eficácia.

Aproximação com os demais futuros sócios (demais herdeiros da família): Irmãos e primos, em uma família empresária, são sócios (ou futuros sócios) que não se escolheram como tal. O fundamento da relação entre sócios é a existência de confiança. Herdeiros devem se esforçar para manter a proximidade e aliança com irmãos e primos, visando o melhor para os negócios da família.

Governança Familiar: Os familiares que ocupam papel de liderança na Família Empresária e em seus negócios, devem se conscientizar da necessidade de investimento na formação dos membros das novas gerações – os herdeiros da Família - como um aspecto relevante no mapa de desenvolvimento da Governança dos negócios familiares.


Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!