Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

SAMSUMG, CANINHA 51 e COFAP: por que herdeiros brigam pelo patrimônio que não construíram?

12/03/2012 15:20
Em poucos dias, três oportunidades para uma reflexão sobre conflitos entre herdeiros, disputando o patrimônio familiar.

Dentre as causas objetivas, de cada caso, existem causas estruturais e a análise destas, podem ajudar aos membros de famílias empresárias, a não incorrer em erros semelhantes.

A base da Empresa Familiar é um fenômeno psico-sócio-técnico.

Tecnicamente, o objetivo da existência de uma Empresa, inclusive das Empresas Familiares é atender às necessidades e expectativas do mercado.

A trajetória da Empresa Familiar, no entanto, está diretamente relacionada com os aspectos sociais, societários e psicológicos que ocorre entre seus sócios, futuros sócios (membros da família empresária) e dirigentes familiares. Inclua-se nesta questão, a formação dos filhos e descendentes do ramo principal da família, bem como dos demais ramos familiares e agregados.

O processo de formação dos sucessores (futuros gestores, ou acionistas) não é uma figura de linguagem, ou uma questão de contratação de um especialista que realize as expectativas da família, mas um trabalho importante cujo inicio data do amadurecimento dos filhos, ou seja, segunda e demais gerações.

Cada caso, em cada família empresária, terá suas cores específicas, de acordo com inúmeros aspectos. Entre eles, a origem dos fundadores e da Empresa, cultura e valores familiares, até mesmo o ramo/mercado em que a Empresa atua.

Existem formas de prevenir acontecimentos, conflitos que possam ameaçar o futuro da Empresa Familiar?

Uma delas, talvez uma das principais, é não permitir que conflitos entre familiares se estabeleçam sem que sejam definidas formas para sua solução.

Neste campo, da solução dos conflitos, tudo ajuda!

Caso existam focos de conflitos, ou conflitos explícitos entre membros de sua família, aconselho que tente sair a campo, na tentativa de solucioná-los. Exemplos do que pode ser feito ?

Terapia familiar tem sido muito útil, em diversos casos.

Ler livros e textos publicados por especialistas, assistir filmes como “Os descendentes”, de Alexander Payne, com George Clooney, pode apoiar a visão de encaminhamento de conflitos familiares em uma família empresária.

Duas frases que ouvi, também fazem muito sentido:

Do prof. Stephen Kanitz que, por sua vez, coletou-a: “Espere muito de seu filho; isto o ajudará a se aprimorar. Mas não se desaponte; isto lhe ajudará a continuar tentando.”

De um fundador, amigo: “Dê dinheiro ao seu filho (sua filha) para que faça alguma coisa; mas não dê dinheiro a ele (ela), para que não faça nada.”

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!