Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Profissionalização – Fundamento para os Negócios Familiares

04/10/2011 16:18
Quando se trata dos negócios e do patrimônio de uma família, o tema profissionalização deve ser tratado sob a ótica da Empresa Familiar e também da Família Empresária.

Entre os diversos aspectos que impactam a Empresa Familiar e que só podem ser superados com a sua profissionalização, podem ser citados: a participação de familiares na empresa, a relação dos familiares com os funcionários que não pertencem à família, a disponibilidade dos familiares em trabalhar de acordo com regras e dinâmicas próprias da empresa, a competitividade frente ao mercado e às empresas concorrentes.

Importante lembrar uma máxima do mundo das empresas familiares: dificilmente uma empresa resiste a conflitos entre sócios ou conflitos familiares.

Para uma análise mais correta precisa-se entender a origem de um negócio familiar. Quando um fundador monta seu negócio possui a expectativa de que sua família venha a desfrutar dos resultados desse negócio. Nada mais natural do que colocar familiares para “ajudá-lo” na empresa. O tempo passa e os familiares começam a constituir seus próprios núcleos familiares. A família cresce em progressão geométrica; a empresa, não. À medida que as necessidades de cada núcleo aumentam, “naturalmente” os familiares buscam socorro na empresa, que nem sempre está preparada para arcar com custos crescentes da família. Iniciam-se os conflitos entre os núcleos familiares e, conseqüentemente, dentro da empresa em detrimento do desempenho empresarial.

Um exemplo de conflito que pode envolver a família e a empresa familiar: parentes que não possuem a competência para trabalhar na empresa, mas que precisam de uma fonte de renda, tendem a ser colocados na estrutura gerando não um organograma, mas um “acomodograma”, novamente em detrimento ao melhor desempenho da empresa frente ao mercado.

De outro lado, deve-se ter em mente que a família que possui um – ou mais – negócios, tem uma missão diferenciada das outras famílias.

Ao mesmo tempo que, na grande maioria dos casos, pode desfrutar de uma situação econômico-financeira melhor do que as demais, tem grande responsabilidade pela manutenção de dezenas, centenas e até milhares de empregos (e das famílias desses funcionários), responsabilidade de atender a um mercado específico com qualidade e diversos outros atributos e a responsabilidade adicional de perpetuar o patrimônio construído pelas primeiras gerações visando a manutenção da própria família cujas necessidades, como já foi dito, crescem a cada dia numa taxa mais rápida do que a taxa de crescimento do resultado do negócio.

O termo profissionalização pode parecer não adequado para o caso de uma família. Para esta finalidade significa a conscientização de todos os membros, inclusive dos mais jovens dentro da realidade que a idade lhes permita absorver, no que diz respeito às responsabilidades familiares e sociais que herdam juntamente com o negócio (ou negócios) da família.

A família deve ter a disponibilidade, por exemplo, de discutir abertamente seus problemas que são, em suas causas, muito parecidos com aqueles de qualquer agrupamento de pessoas. Neste caso, o objetivo maior de uma harmonização, é a perpetuação do patrimônio familiar. Instrumentos que permitam a correta aproximação da família aos negócios devem ser desenvolvidos em conjunto, pelos membros dos diversos núcleos familiares fazendo com que estes tenham consciência de sua importância individual quando interagem com a empresa e da importância de sua participação nos Conselhos de Família e de Administração.

Ocorrendo em todo o mundo (pesquisas indicam que 80% das empresas que atuam no mundo são de origem familiar), os negócios de família devem ser tratados mais técnica do que emocionalmente por seus acionistas com o objetivo de fazer com que o legado de um fundador seja perpetuado pelas gerações seguintes.

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!