Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Pesquisa revela o “perfil” dos Herdeiros nas Empresas Familiares Brasileiras

20/02/2013 16:39
Pesquisa realizada pelo Instituto MacroTransição, em que participaram 250 herdeiros, membros das 2ª. – 3ª. e 4ª. gerações de 170 empresas familiares brasileiras, com idade entre 18 e 35 anos, demonstra que entre os seus integrantes:

- 87% possuem ótimo nível de formação acadêmica.

- 78% dominam um segundo idioma.

- 76% tiveram a oportunidade de viver/estudar no exterior.

- 32% estão engajados no projeto dos  negócios familiares;

- 28% estão reunidos, mas não unidos aos demais herdeiros da família (seus futuros sócios);

- 22% têm os negócios familiares predominantemente introjetados em suas mentes; no seu mapa de carreira, em seus planos de médio prazo (próximos 5 anos);

- 38% têm clareza sobre a necessidade de desempenhar papel relevante, de liderança, na família, nos negócios da família.

É grande o grupo de herdeiros em dúvida sobre se devem/querem desempenhar um papel de herdeiros efetivos, em suas famílias.

Uma decorrência comum desse quadro é que muitos herdeiros não pretendem dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido, com sucesso, por seus familiares.

A prevenção e/ou correção deste problema é a inclusão dos herdeiros em um programa de formação para o papel de futuros sócios dos negócios da família, ainda que a empresa seja de pequeno/médio porte, que o número de herdeiros seja reduzido.

A família empresária deve tomar para si o trabalho de formação dos herdeiros para garantir o futuro da Empresa e a perenidade do patrimônio, de geração para geração.

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!