Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Os desafios do crescimento e perpetuidade nos negócios familiares

20/02/2013 16:33
Empresas Familiares apresentam características únicas que as tornam organizações diferenciadas, no mercado mundial. Comparadas às empresas não-familiares, geram e preservam mais empregos e renda;  investem percentual maior dos resultados em seu crescimento;  permanecem ativas no mercado, por períodos muito mais longos, inovam mais no desenvolvimento de produtos e serviços.

Estive com o professor Joachim Schwass (IMD – Lausanne – Suíça), reconhecido especialista no tema Family Business, e ele me disse que existem em todo o mundo um número maior de famílias empresárias felizes, do que infelizes; que a maior parte das divergências entre sócios de Empresas Familiares e membros de famílias empresárias ocorre na fase de transição entre gerações; e que na maior parte das famílias empresárias a causa dos conflitos está relacionada com o tratamento inadequado dos dilemas:   família x negócio,  razão x emoção.

O tema central deste artigo é um dos pontos de equilíbrio e desenvolvimento das Empresas Familiares, ao longo das diversas gerações da família empresária.

São integrantes das novas gerações, filhos dos casais formados pelos membros da família empresária. São os responsáveis pelo futuro dos negócios da família que receberam já “prontos”,  quando nasceram.

O caminho ótimo destes atores,  é tornarem-se não apenas herdeiros do patrimônio, mas líderes do processo de crescimento dos negócios da família.  Que acrescentem a esses negócios sua visão, competência, energia renovada, conhecimentos inovadores.

Poderão desempenhar este importante papel, mesmo que não atuem diretamente na gestão dos negócios.

O que pode prejudicar a contribuição que um herdeiro pode levar aos negócios da família, sua carreira, seu posicionamento como membro da família empresária?

Na maior parte dos casos ele, desde muito jovem, vive no ambiente totalmente atrelado aos negócios da família. O tema predominante das conversas em sua casa, são os negócios da família.  Quando criança participa do dia-a-dia da empresa, das celebrações organizadas na empresa, sendo conhecido e conhecendo a maior parte dos funcionários.

Se sua família administra os temas ligados aos negócios, de forma positiva, construtiva, a tendência é que esse ambiente contribua para que cresça como herdeiro interessado, comprometido com os negócios da família.  Caso contrário será alta a probabilidade de surgir uma resistência natural à sua aproximação com os negócios da família.  Poderá sufocar suas competências voltadas para o empreendedorismo e/ou direção dos negócios da família.

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!