Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Herdeiro, o patrimônio da família será seu…

12/09/2011 15:46
Sim, um dia a Empresa e o patrimônio da família pertencerão a você e seus irmãos (se os tiver) e conforme o caso, pertencerão também a seus sobrinhos, tios, primos, bem como às famílias dos eventuais sócios de seus pais.

Desta forma, tenha em mente que uma grande quantidade de valor deverá ser agregado ao negócio e ao patrimônio como um todo, para que esses atores possam conseguir compartilhá-los, um dia.

Adicionar valor ao negócio, ao patrimônio, significa que a família empresária, e principalmente os herdeiros possuam ótimo nível de educação formal, espírito empreendedor, convivência familiar harmoniosa.

Pressupõe também que a grande maioria dos familiares tenham postura leal entre si, principalmente quanto à gestão do patrimônio.

Se você, como herdeiro, optou por trabalhar na Empresa da família, experiência em gestão será um componente indispensável.

Caso tenha optado por ser apenas um sócio do negócio que, periodicamente receberá os frutos do resultado do negócio, deverá ao menos entender de finanças empresariais para que possa analisar o desempenho do investimento que possui, aplicado na Empresa.

Se a opção foi ter, no futuro, assento em uma das cadeiras do Conselho de Administração da Empresa, bons conhecimentos de estratégia empresarial deverão ser adicionados ao seu Curriculum.

Qualquer que seja sua opção, será imprescindível desenvolver competências para se tornar um bom sócio dos negócios da família. Esta formação requer tempo, paciência, bons contatos e bons conhecimentos em quatro áreas: liderança, visão de negócios, inter-relações pessoais de alta complexidade e negociação.

Portanto, aconselho que inicie o quanto antes a sua formação.

E justifico esta urgência com a equação abaixo:

O nível de complexidade da sociedade evoluiu, nos últimos dez anos, em ciclos cada vez menores e em ritmo cada vez mais intenso. Essa tendência continuará a ser uma realidade nos próximos anos.

A sobrevivência e o desenvolvimento dos negócios familiares estão intimamente ligados ao ritmo de evolução da sociedade, de seus valores e costumes,

Herdeiros são o futuro da Empresa Familiar.

Faça suas contas e tome sua decisão.

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!