Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Grupo Silvio Santos e Familia Abravanel. Parabéns pela decisão acertada Sr. Senor.

18/08/2011 15:27
A maior parte das inúmeras famílias empresárias que conheço, em toda a América Latina, não concorda que conflitos entre familiares podem ser a causa de grandes dificuldades para a sobrevivência de seus negócios, a médio e longo prazo.

No entanto quando acontecimentos familiares que abalam o ambiente da família, forçam-nas a uma análise mais minuciosa, queixas e até revoltas contidas vêm à tona.

Entre os membros dos diversos núcleos familiares surgem comentários como: “isto que está acontecendo entre eles, está prejudicando a Empresa da nossa família”.

Esse tipo de reação é normal em aglomerados humanos, como as famílias !

À medida que a Empresa e a família se desenvolvem, cada geração passa a enfrentar um novo conjunto de desafios e demandas.

Interessante é que, apesar de que cada Empresa Familiar ser especial e única, todas se confrontam com muitos dos mesmos desafios e oportunidades, em cada fase de seu desenvolvimento.

Problemas, prioridades e soluções da geração de fundadores são semelhantes para Empresas Familiares de diferentes setores da economia, localizadas em diferentes pontos do globo terrestre.

Sócios-irmãos enfrentam desafios semelhantes em diferentes famílias empresárias e Empresas … e tendem a responder com os mesmos tipos de escolhas e decisões.

Na terceira geração, primos que trabalham na gestão da Empresa da família, em diferentes partes do mundo, enfrentam situações e dilemas semelhantes e suas respostas tendem a ter mais semelhanças do que diferenças.

Por que seria diferente em Empresas fundadas e dirigidas por famosas personalidades do mundo político, artístico e outros ?

Um exemplo de conhecimento público no Brasil, entre outros, são as empresas do Grupo Sílvio Santos. Ela vêm passando por desafios interessantes, no âmbito da sociedade formada por seus parentes e descendentes. Talvez o mais importante desafio tenha ocorrido na instituição financeira que compunha o Grupo.

Felizmente, há alguns meses, foi tomada a decisão da contratação de um especialista internacional em Governança de Negócios Familiares, para apoiar a família em seus desafios societários. Pelo simples fato da família reconhecer que problemas existem já faz com que se percorra cinquenta por cento do caminho para solução dos desafios que atingem as Empresas Familiares.

Certamente, nos próximos doze ou dezoito meses ficaremos conhecendo o resultado de algumas das ações que o Grupo Sílvio Santos adotará, no sentido de direcionar mais profissionalmente, o controle acionário da família.

Parabéns pela decisão acertada, Sr. Senor Abravanel!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!