Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Empreendedor, herdeiro: por que devemos agradecer ao Adriano?

23/03/2012 14:56
Um dos aspectos mais importantes na vida de um líder, em seu ambiente profissional, social, na família ou nos negócios familiares, é o exemplo que passa àqueles ao seu redor, por sua postura, competência e pela forma como conduz a relação com as pessoas.

O líder está, a todo momento, sob o foco da observação de seus pares, subordinados e, na Empresa Familiar, sob observação constante dos familiares, “para o bem e para o mal”.

Em última análise, a trajetória pessoal e profissional do líder lhe confere muitos ônus e poucos bônus. E esta situação deve ser uma forma de motivá-lo. Se isto não acontecer, sua condição de líder deve ser revista.

Líderes são pessoas públicas. Sua exposição pode se limitar apenas à sua família, sua empresa, ou até em uma região, no país ou nos demais países do mundo.

A esta altura você já fez a ligação entre o título deste post e o raciocínio que está sendo desenvolvido.

A conduta pessoal e profissional adotada pelo jogador Adriano, que culminou com sua demissão da posição de atleta do Clube de Futebol Corinthians – São Paulo, noticiada e comentada em diversas mídias nos últimos dias, é totalmente contrária ao que seria recomendável para uma figura pública e principalmente para um líder.

Recomendo ao leitor que ocupa, ou pretende ocupar posição de liderança, em sua empresa ou na família, que utilize este fato para comentar com os colaboradores de sua empresa, com seus familiares mais próximos, sobre a importância dos aspectos que concorrem para a formação e manutenção da boa imagem de um profissional, de um sócio: foco no auto-desenvolvimento e no desenvolvimento de suas competências pessoais e profissionais; foco em seus objetivos pessoais; vontade de vencer; auto-motivação; independência em sua carreira; saber ouvir e metabolizar críticas e elogios; um sonoro “não” às condutas socialmente desaconselháveis.

Os esforços para a formação de líderes são contínuos. Um dos conteúdos do processo desta formação é o aproveitamento de acontecimentos com figuras públicas, para tema de discussões e reflexões endereçadas, num ambiente de aconselhamento.

Tente aplicar o processo e tire suas conclusões.

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!