Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Conflitos na Empresa Familiar

04/10/2011 16:07
Qual a probabilidade de que duas pessoas tenham a mesma opinião a respeito de assuntos de diferentes naturezas, durante um longo tempo?

Qual a probabilidade de que familiares não tenham, ao longo de uma vida, posições opostas a respeito de outros familiares e temas que envolvam o patrimônio da família?

O resultado esperado da oposição de pontos de vista entre seres humanos deveria ser o surgimento de novas idéias e/ou o entendimento entre eles.

Infelizmente não é isso o que ocorre no ambiente de famílias empresárias e empresas familiares.

Na maior parte dos casos, parentes desentendem-se a respeito de aspectos ligados ao patrimônio, aos acontecimentos que envolveram dois ou mais membros da família, há muitos anos atrás.

Ocorre que, conflitos não resolvidos em uma geração tendem a continuar a gerar estragos entre as pessoas, nas gerações posteriores.

Na presença do fundador, esses conflitos são amenizados e até escondidos, na ilusão de que desaparecerão ou que o tempo se encarregará de dissipá-los.

Na prática não é isso o que acontece.

Conflitos não tratados adequadamente tendem a ter conseqüências negativas para a família empresária, para o seu patrimônio.

Você que está lendo este post, pare por alguns minutos e reflita: existe algum foco de conflitos não reconhecido, ou não trabalhado, na sua família ?

Raciocine e veja se existe alguma possibilidade de tratar esse(s) foco(s).

Caso descubra que não existe possibilidade de propor um tratamento adequado para solucionar eventuais conflitos, indico que se aprofunde no assunto e busque apoiar sua família no caminho de um entendimento amplo.

O resultado será a segurança de que a empresa da família seja entregue à próxima geração e que o patrimônio esteja em segurança para usufruto de todos os familiares no futuro.

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!