Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Como trazer parentes para o negócio, sem gerar conflitos

14/03/2013 17:24
As empresas familiares são organizações que se destacam no mercado, em todo o mundo, por apresentarem resultados melhores do que suas concorrentes não-familiares.

De acordo com estudos avançados, parte desse sucesso deve-se à forte ligação do fundador e familiares com o projeto do negócio criado, na maior parte dos casos, com muito esforço,  a partir do espírito empreendedor de seu fundador(es).

O esforço aplicado nos anos seguintes à sua fundação, por toda a família empresária, é responsável pelo sucesso da maioria das empresas familiares.

As famílias empresárias não devem deixar de observar que entre os aspectos que fortalecem o negócio familiar, alguns deles podem vir a se tornar pontos fracos.

Um exemplo: quando a família pressiona a empresa para que parte de seus membros venham a fazer parte da gestão, mesmo sem a competência e a experiência necessárias para tal.

Quase sempre a causa principal de questões como esta partem da família cujos membros conviveram duas ou mais décadas em um mesmo ambiente (a residência da família). Rapidamente a célula formada por pai, mãe e filhos vai-se dissolvendo. Um dos filhos sai de casa para se casar outros, por motivos diversos.

Inicia-se, então, um processo de miscigenação de culturas (valores pessoais, valores familiares). Passam a existir diferenças de pensamento, de influências, de comportamentos e até de interesses entre aqueles membros do núcleo familiar inicial. A continuidade dessa situação, todas as famílias já conhecem.

Em meu próximo post irei abordar as sete ações preventivas que devem ser assumidas pelas famílias empresárias, para tentar evitar os efeitos da entropia (*) que cedo, ou tarde, as atingirão.



(*) Entropia é a tendência que os sistemas têm para se desgastar, até sua total desintegração. A família, entendida como um sistema composto por pessoas e suas relações, emoções, está exposta à ação da entropia. À medida que aumenta a quantidade de informações e o acesso ao conhecimento. É  necessário abrir o sistema e reabastecê-lo com energia e informações a fim de manter a sua existência.

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!