Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Bons vizinhos, boas cercas

02/02/2012 17:19
Tomei por empréstimo, para dar título a este “post”, a frase que ouvi do empresário Mário Ceratti, à frente da empresa da família por décadas, com uma gestão de grande sucesso.

A razão de ser dessa afirmação é um alerta para as famílias empresárias:

Atenção senhores familiares !

Assuntos e situações relacionados ao patrimônio desta família,

envolvendo dois ou mais de nós, familiares,

devem ser objeto de análise e discussão,

entre toda a família …

… para que sejam traçados limites e acordos de “uso”, aceitos e aplicados por todos os familiares, sob pena de virem a gerar futuros conflitos e desgaste na relação entre membros da família que controla o patrimônio da Empresa.


Conflitos não solucionados são a matéria-prima que construiu a nefasta estatística mundial no que diz respeito às Empresas Familiares: somente 16% delas consegue atingir a transição para a terceira geração.

E 98% das sobreviventes exibem uma interessante característica: são famílias disciplinadas quanto à utilização do patrimônio comum … possuem boas “cercas” ! Reina paz entre os “vizinhos”.

A pergunta que se segue a este raciocínio é: por que antigamente não era preciso lançar mão dessa “novidade” e agora nossa família é obrigada a pensar nisso ?

Pela mesma razão que, hoje em dia, as pessoas precisam consumir vários serviços não necessários há uma década (ex: provedor de internet, assinatura de serviço móvel de telefonia, serviço de segurança particular e outras taxas).

Ou seja, a sociedade está em permanente estado de mudança.

Sendo a Empresa Familiar, um fenômeno psico-sócio-técnico, sua sobrevivência com sucesso e boa qualidade de vida está intrínsecamente ligada à qualidade e ao desenho da sociedade (conjunto de famílias).

Famílias empresárias que procuram viver em harmonia e progresso, necessitam agregar ao seu repertório social a discussão positiva dos temas que envolvem a Empresa e os demais aspectos que integram o seu patrimônio.

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!