Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Benchmarking para o crescimento da Empresa Familiar

23/01/2012 11:26
A Empresa, principal negócio da família, vai bem.

Marca reconhecida pelo mercado, indicadores positivos, resultados econômico-financeiros crescentes nos últimos períodos.

A família está bem posicionada em torno do negócio e do patrimônio.

É claro que existem focos de reivindicações e conflitos aqui e ali, mas os instrumentos de governança corporativa e familiar têm entrado em ação para encaminhar as soluções.

Na gestão da Empresa existe uma dúvida no que se refere à estratégia de médio e longo prazo: atingir novos mercados em países da América Latina ? … ou reforçar o ataque aos mercados nacionais, já consolidados? … Crescer através do desenvolvimento de novos itens que complementem a atual linha de produtos? … ou será melhor introduzir novas linhas, inovadoras?

Os membros do Conselho de Administração têm apoiado a discussão desses temas mas sem uma atuação conclusiva, por falta de dados. Uma pesquisa foi contratada porém o Conselho deseja maior materialidade dos estudos para poder sustentar uma decisão.

Na última reunião do ano o filho mais velho, membro do Conselho, convenceu seus pares sobre a implementação de um plano de “benchmarking”, realizado entre um grupo de empresas cujas operações sejam semelhantes e não concorrentes.

Serão agendadas reuniões entre quatro Empresas, duas familiares e outras duas não-familiares, do ramo industrial.

Esse grupo desenvolverá um roteiro de análise das estratégias de diversificação de linhas de produtos que vêm sendo utilizadas nos últimos cinco anos, pelas Empresas do grupo.

Serão realizadas visitas dos executivos e membros das famílias controladoras das Empresas, a cada uma das quatro Empresas participantes.

Ao final das visitas e da análise das informações coletadas, cada Empresa “voltará para casa” com a missão de produzir as conclusões adaptadas ao mercado e condições de operação individuais.

Você já pensou em modernizar aspectos da Empresa de sua família através de um programa desta natureza?

Poderá incrementar a forma de realizar “benchmarking”, agregando especialistas de centros de tecnologia ou universidades, reconhecidas pela competência em apoiar empresas em suas estratégias de desenvolvimento de novos produtos, novas tecnologias, etc…, e tantas outras possibilidades que ajudarão sua Empresa a crescer de forma inovadora.

Como resultado do projeto de “benchmarking” poderão surgir também, programas de desenvolvimento de competências para os principais funcionários da Empresa, o que apoiará a retenção dessas pessoas, num mercado cada vez mais competitivo em que o “apagão de talentos” já é uma realidade!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!