Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

“Apagão de talentos” afeta também a Empresa Familiar

08/07/2011 15:47
Tempos atrás, as empresas, em geral, quase não procuravam profissionais com bom nível de conhecimento, preparo para tomar decisões e visão estratégica.

Profissionais com essas competências habitavam a cúpula e dirigiam as empresas. Aos demais funcionários restava executar as ordens.

Mas, o mundo mudou !

Com o aumento da complexidade, a globalização e os avanços tecnológicos, o curso da vida e os acontecimentos no mercado surgem com maior rapidez a cada período.

Atualmente, apenas 14% dos executivos brasileiros não têm problemas ao buscar profissionais qualificados para as vagas disponíveis em suas empresas, diz o SEBRAE.

Dados da pesquisa realizada pela IBM demonstram que 50% dos presidentes de empresas nacionais acusam a falta de profissionais qualificados como fator que impactará nos negócios nos próximos anos.

É claro que os reflexos dessa conjuntura atingem também o processo de busca e contratação de profissionais bem qualificados nas Empresas Familiares.

O mito de que a gestão dessas empresas carece de um alto nível de atualização e profissionalismo já não se aplica à grande maioria dessas organizações que possuem, em suas estruturas organizacionais, profissionais dedicados e competentes.

É importante que seus dirigentes Familiares conscientizem-se do risco que significa a perda de funcionários qualificados, fidelizados ao projeto de crescimento de suas organizações.

Relações de trabalho de boa qualidade e assertividade entre membros da família proprietária do negócio e os funcionários não-familiares é pressuposto básico para que tais profissionais sejam mantidos e, com isso, sejam preservadas as vantagens competitivas.

O processo de sucessão também pode ser impactado pela dificuldade da Empresa Familiar encontrar talentos no mercado.

É legítimo concluir, portanto, que as dificuldades ditadas pelo “apagão de talentos” torna-se mais um dos desafios enfrentados pela Empresa Familiar em sua busca constante para garantir a sobrevivência dos negócios e a perenidade do patrimônio.

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!