Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

Afeto, dinheiro e poder na Empresa Familiar

10/05/2012 16:11
Afeto, dinheiro e poder, varáveis que compõem as relações entre membros de famílias empresárias, precisam ser analisadas e avaliadas a todo o momento.

O exercício saudável dos princípios que regem as relações de afeto entre familiares, a forma como as pessoas lidam com o dinheiro e com o poder, pode levar uma Empresa Familiar ao sucesso.

Filosoficamente, há controvérsias na correlação entre felicidade e sucesso.

No entanto, note: famílias empresárias com ambiente harmonioso entre a maioria de seus membros, são fortes candidatas a gerar Empresas Familiares de sucesso, e não o contrário.

Puxe pela memória e lembrará de casos de Empresas Familiares de sucesso que já saíram do mercado. Aprofunde a análise e descobrirá que em 90% dos casos, o fracasso foi causado por problemas entre membros das famílias que as controlavam, e não por problemas na gestão.

A ilusão de superioridade que bons resultados econômico-financeiros oferecem à família empresária, não resiste a eventuais escaramuças entre pais e filhos, genros e noras, sobrinhos e tios, e assim por diante.

Afeto é a qualidade que atua como amálgama da convivência entre familiares. Exercitado por décadas, gera familiares emocionalmente desenvolvidos.

Dinheiro é o responsável por materializar a forma de pensar e agir das pessoas, em geral.

Poder é a ilusão de controle que surge nos ambientes com baixas taxas de comunicação assertiva, e altas taxas de atitudes arrogantes.

Nos casos em que pressões familiares são colocadas acima dos rumos da Empresa, o trinômio Afeto-Dinheiro-Poder abrevia a saúde do patrimônio da família e, quase sempre, a passagem de seus negócios para a próxima geração.

As chances de bons resultados na sucessão do patrimônio e dos empreendimentos familiares crescem, à medida que as necessidades da Empresa, são colocadas à frente dos interesses e pressões da família controladora. Ou seja, nas ocasiões em que Afeto-Dinheiro-Poder são aspectos utilizados com disciplina e clareza de objetivos, pela maioria dos membros da família empresária.

Como a relação Afeto-Dinheiro-Poder vem atuando na sua família ?

Caso uma “pequena luz vermelha” permaneça acesa em sua mente, a partir deste momento, inicie esta discussão com seus parentes mais próximos, ou com aqueles mais lúcidos.

Valerá a pena, eu garanto!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!