Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

A empresa familiar e a comunicação de qualidade

19/11/2015 16:47

Quando uma empresa é familiar, estabelecer e manter uma comunicação de qualidade é ainda mais fundamental, tanto na relação entre membros da família controladora do negócio, como na relação entre todos os colaboradores na empresa.

No âmbito da família empresária, o primeiro ponto de atenção é a diferenciação entre a natureza da comunicação que a família acostumou-se a praticar no “lar” daquela que deve acontecer na empresa.

É um fato que, no ambiente familiar, a convivência do dia-a-dia faz aparecer o fenômeno da comunicação “não verbal” – que é entendido pelos especialistas em comunicação como sendo muito eficaz! O problema ocorre quando este formato é levado para o ambiente da empresa, onde convivem várias pessoas que não são membros da família empresária e, portanto, não convivem com esses familiares, na residência do núcleo familiar.

O segundo ponto de atenção, é a necessidade de comunicar a toda a estrutura (colaboradores), a visão de futuro do negócio: aonde os dirigentes da empresa desejam chegar, em termos de mercado e – consequentemente – inclusive qual trajetória de carreira cada funcionário poderá chegar nessa empresa. Esse tipo de comunicação deve ser formal, planejada, construída e comunicada com profissionalismo à estrutura organizacional da empresa.

E, para que isso ocorra de maneira transparente, também é saudável que os colaboradores saibam com exatidão qual é o papel de cada gestor familiar na empresa, as relações de poder e hierarquia. Ou seja, quem faz o que e quem é líder de quem.

Enfim, é preciso que a comunicação seja bem conduzida, pois só assim os familiares e todos os colaboradores serão capazes de entender corretamente os rumos e valores da empresa e, por sua vez, conseguir trabalhar com mais objetividade, harmonia e felicidade.

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!