Macrotransição
SP • 11 3075-3034 - RJ • 21 9.9660.4661
Av. Paulista, 1.765 - 7º andar - São Paulo - SP

10 perguntas importantes para a Empresa Familiar

18/08/2011 15:34
Desde muito jovem ouço de pessoas importantes para minha formação pessoal e profissional, ser mais importante fazer as perguntas certas do que saber respondê-las.

Na antiga cidade de Delfos, na Grécia, o Oráculo de Delfos propunha às pessoas o “conhece-te a si mesmo”, como forma de desenvolvimento pessoal.

Sendo uma extensão da família que controla seu capital, a Empresa Familiar também deve fazer sua “lição de casa” no caminho do auto-conhecimento, evitando entrar para as estatísticas que demonstram, em todo o mundo, que somente 13% das Empresas Familiares conseguem passar seu controle para a 3ª. geração.

Formulei 10 perguntas como forma de incentivar você a formular suas próprias questões.

Minha segunda sugestão é para que faça um exercício, respondendo a estas perguntas, propondo a seus familiares que as respondam também:

A família está de acordo com a natureza do seu negócio principal ?

A família criou uma forma para solucionar os conflitos entre seus membros ?

Os familiares possuem uma imagem positiva dos negócios ?

O fundador, ou fundadores, tratam abertamente o tema sucessão ?

O fundador, ou fundadores, já desenharam o plano para os novos projetos de próximo suas carreiras profissionais ?

Existe um plano de contingência caso o fundador fique impedido, repentinamente, de exercer suas funções na família e nos negócios, por razões de qualquer natureza ?

O tema sucessão é conversado abertamente entre os membros da família ? Em caso positivo, há interesse dos familiares em tratar esse assunto ?

A grande maioria dos membros da família concorda a respeito da pessoa que poderá ser o próximo líder dos negócios ? Em caso positivo, essa pessoa tem competência também para vir a ser líder dos familiares ?

A família já implementou estratégias de proteção quanto aos aspectos jurídicos e tributários de proteção do patrimônio ?

A família já escreveu o Acordo entre familiares, a respeito das 50 questões mais sensíveis que podem vir a gerar conflitos entre seus membros ?

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:
Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!